Hoje à tarde o Pelotão de Operações Especiais do 6° BPM - POE - submeteu-se a um treinamento para o uso do "Gás Pimenta" no controle de distúrbios civís. A instrução, com o GL 108/E OC e Espargidor GL 108/OC MAX desenvolveu-se durante toda a tarde na sede do POE no Quartel do 6° BPM em Rio Grande e teve como instrutor o Major Barcellos, do CRPO/Sul. Todos os integrantes do Pelotão, inclusive este que vos escreve, submeteram-se aos efeitos tanto do espargidor de gás quanto do de espuma.
GL 108/OC MAX
São fabricados em vários modelos para defesa pessoal e para controle de distúrbios com excelente eficiência na incapacitação de pessoas através da ação dos agentes químicos ativos.
Este último foi o mais penoso. Cada um dos PMs do POE, começando pelo seu próprio comandante, experimentou a desagradável sensação causada pelo agente químico, tendo em vista que a espuma provoca uma ardência muito intensa impossibilitando completamente a abertura dos olhos por cerca de 30 minutos, além de causar desorientação e tontura. Somente com muita água corrente é que foi possível a descontaminação, mas os efeitos duraram por cerca de duas horas. Depois da instrução tivemos a certeza que o gás pimenta é um excelente aliado no controle de distúrbios civis e controle de apenados.GL 108/E OC
O espargimento do agente pimenta na forma de espuma direcionada e não em dispersão cônica como nos sprays tradicionais, concentra seus efeitos na ardência sobre a pele e fechamento involuntário dos olhos. A irritação das vias respiratórias é consideravelmente menor, o que possibilita sua utilização em ambientes fechados, especialmente em locais nos quais a contaminação de pessoas não envolvidas seja altamente indesejável, como é o caso de ambientes hospitalares ou shopping centers.
O gás pimenta ou spray de pimenta, como é conhecido pelo público em geral na verdade se chama OC, sigla de Oleoresin Capsicum, extraído da pimenta e é um agente lacrimogênio (composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária) usado pelas forças de segurança para controle de distúrbios civis e, em alguns países, para defesa pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teremos o maior prazer em publicar seus comentários, desde que não sejam ofensivos, racistas, xenófobos, etc. Os comentários devem ter relação com a postagem. Siga as regras, por favor.