sábado, 14 de maio de 2011

Ministério Público suspende publicação de fotografia do Concurso "A Cara da Corrupção"

Por Cel Araújo
Cmt Geral da PMRN
 
Na tarde de ontem, 10 de maio de 2011, tive audiência com o Procurador Geral de Justiça Doutor Manoel Onofre Neto sobre o concurso fotográfico, intitulado “A Cara da Corrupção”, que teve como ganhadora a fotografia de uma pessoa uniformizada com uma farda privativa da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, segurando uma cédula de R$ 50,00.
Na conversa com o Doutor Onofre ficou evidenciado que a referida fotografia estava causando uma exposição negativa da Polícia Militar perante a opinião pública.
O Comando da Instituição mostrou ao Chefe do Ministério Público Estadual, que os episódios de corrupção policial registrados na PMRN constituem-se em casos isolados de desvio de conduta, prática que também é observada em outras profissões.
O Doutor Onofre resolveu suspender a publicação da referida fotografia na mídia e adiar o resultado do concurso fotográfico, bem como, apresentou as considerações institucionais sobre o assunto.
 
 
Foto de policial com 50 reais ganha prêmio em concurso fotográfico “A cara da corrupção”
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte divulgou o resultado do Concurso Fotográfico “A Cara da Corrupção”, e teve como vencedora no voto popular e 3ª colocada no concurso a foto de um policial segurando uma nota de R$ 50,00.
 
O objetivo do concurso é suscitar a reflexão e o registro de imagens que pudessem transmitir a idéia de corrupção ou de combate à corrupção.
Fico triste ao ver que a foto do policial foi a vencedora na votação popular, isso demonstra o que a população sente em relação ao ver um Policial Militar. Podemos até dizer que esta foto denigre a imagem da instituição, mas não podemos fechar os olhos para a realidade, para o sentimento da sociedade.

Acredito que não somente a categoria policial possa ser visto desta forma, como também todas as categorias e classes sociais, pois vivemos em uma sociedade corrompida, onde os políticos são corruptos e principalmente onde os eleitores são o cúmulo da corrupção.

Parabéns ao Ministério Público, a fotografa e ao policial. Talvez esta seja a única forma de combater a corrupção. Somente desta maneira iremos ter uma polícia integra e respeitada.
Vejam as fotos vencedoras do concurso, a seguir:
1º lugar
A fotografia de Walter Soares Barbosa Rocha Filho
 

2º lugar
A fotografia de Francimária Cristina Azevêdo
 

3º lugar e 1º lugar no Voto Popular
A fotografia de Mozart Augusto Cunha de Araújo
*A foto foi artística, não sendo retirada de uma ação corrupta do policial. O policial que posa na foto não teve a sua identidade revelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em publicar seus comentários, desde que não sejam ofensivos, racistas, xenófobos, etc. Os comentários devem ter relação com a postagem. Siga as regras, por favor.