quarta-feira, 8 de junho de 2011

Devolução de carteiras cresce com ação da BM

Motoristas irregulares têm procurado se antecipar à visita de PMs em casa

As visitas de policiais militares às residências de motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso e devem devolver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fizeram disparar o número de documentos entregues aos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A Brigada Militar acredita que a divulgação da ação policial possa ter incentivado a devolução das carteiras por conta própria.
No final de 2010, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou um edital convocando 10.791 condutores punidos com a suspensão do direito de dirigir a entregarem suas CNHs. O chamamento não teve resultado efetivo. Entre 14 de dezembro e a segunda-feira da semana passada, 7.336 motoristas ainda não haviam devolvido o documento.
O Detran resolveu pedir à BM que enviasse policiais às moradias dos convocados para entregar as intimações. Da última segunda-feira, quando os PMs começaram a bater nas casas dos motoristas irregulares, até ontem, o número de carteiras devolvidas chegou a 522, aponta o Detran. A média de devoluções, que era de 20 CNHs por dia, subiu para 74. A explicação pode ser a vontade dessas pessoas em evitar o constrangimento de ter policiais as procurando em casa.

– Boa parte dessa entrega é em decorrência de as pessoas já terem conhecimento de que seu documento está suspenso e querem se antecipar ao processo de notificação – diz o tenente-coronel Luiz Henrique Oliveira, chefe de operações da BM no Estado.

ANDRÉ MAGS
ENTREGA VOLUNTÁRIA
Visitas em ritmo lento

Enquanto as devoluções crescem, boa parte dos batalhões da BM ainda planeja como serão feitas as visitas aos infratores. Em Porto Alegre, somente o 9° BPM já entregou intimações. Foram 17 até a semana passada, segundo o comandante do grupo Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 9° BPM, capitão Ederson Trajano. A meta agora é entregar mais 200 notificações nos próximos dias.
Nos demais batalhões da Capital, o serviço deve começar nesta semana. A maioria recebeu a documentação do Detran entre quinta-feira e sexta-feira passadas. O 11° BPM aguardava ontem pelo recebimento das intimações.
Na Região Metropolitana, 184 notificações começaram a ser entregues esta semana em Esteio. A determinação é de que ocorram três tentativas de contato com os infratores antes da confirmação de impossibilidade de intimação no endereço. Para encontrar os motoristas em casa, BPMs têm criado regras próprias.
– Estamos fazendo as entregas das intimações também no fim de semana – diz o tenente-coronel Andreis Dal’lago, comandante do 34° BPM.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em publicar seus comentários, desde que não sejam ofensivos, racistas, xenófobos, etc. Os comentários devem ter relação com a postagem. Siga as regras, por favor.